Desafios

Desafio Experiência


Desafio:
 Seu desafio é propor soluções que ajudem a adequar a experiência para proteger turistas e colaboradores do setor, bem como apresentar oportunidades e novos formatos para melhorar e incentivar o turismo.

O maior desafio imposto pela pandemia é manter turistas e colaboradores seguros em relação à contaminação pela COVID-19 na retomada dos negócios. A necessidade de viajar para viver experiências é a mais importante tendência do setor de turismo. A experiência do produto turístico está proporcionalmente ligada a capacidade dele ativar os 5 sentidos e fazer com que o turista viva algo inusitado, agregue em conhecimento e gere novas histórias. Essas emoções vividas pelo turista viram histórias que ele vai carregar consigo para toda vida e também vai desejar compartilhar.

Para que a vivência de experiência por meio do turismo siga sendo possível durante a pandemia do coronavírus são necessárias novas atitudes. A responsabilidade quanto a segurança vem de ambas partes – turistas e empreendimentos turísticos. Cabe às empresas conhecerem os riscos, adotarem novos processos de atendimento, capacitarem e protegerem sua equipe de colaboradores, bem como, orientar o turista. Como também, cabe ao turista, saber dos riscos e adotar um comportamento seguro. Na medida em que a sociedade aprender a conviver com a doença, adotando conduta segura, a retomada das atividades não será mais um risco. 

Desafio Digital


Desafio:
Seu desafio é propor soluções que ajudem no processo de inclusão e transformação digital de pequenas empresas do turismo e seus fornecedores.

A impossibilidade de circulação das pessoas imposta pela pandemia do coronavírus fez com que destinos e milhares de pequenos negócios da cadeia produtiva do turismo tivessem que paralisar suas atividades. Um levantamento feito pela Organização Mundial do Turismo aponta que 96% de todos os destinos globais impuseram restrições de viagem em resposta à pandemia. É importante também considerar que 98% das empresas da cadeia produtiva do turismo são micro e pequenos negócios.

No processo de adaptação das empresas para seguirem atendendo de alguma forma, bem como divulgando seus produtos e serviços, a digitalização dos negócios e a presença online dos destinos e das pequenas empresas tornou-se fundamental. Esta já era uma tendência muito forte que se observava no cenário da atividade turística, por isso reforça-se que são necessárias soluções que possibilitem aos pequenos negócios e prestadores serviços, bem como, aos destinos turísticos, obter ferramentas para o processo de digitalização dos seus negócios.  

Desafio Comunidade


Desafio:
 Seu desafio é propor soluções que ajudem a desenvolver práticas e mecanismos de cooperação dentro do setor do turismo, junto com oportunidades para fortalecer a comunidade e o ambiente de negócios em prol do turismo.

O deslocamento é intrínseco à atividade turística, no entanto, para a segurança das pessoas durante a pandemia o distanciamento social promoveu uma redução drástica das viagens (sejam a lazer ou a negócios). Dados do Sebrae Nacional, em pesquisa de junho deste ano, apontam que 63% das pequenas empresas do setor de turismo no Brasil estavam sem funcionamento até aquela data, como consequência dos impactos econômicos da pandemia.

Todas as atividades do setor foram afetadas (transporte, hospedagem, alimentação, atrações, agenciamento, eventos) bem como as atividades econômicas indiretas ligadas a esses negócios. Nesse sentido, os movimentos de cooperação para a retomada da atividade, o trabalho em rede, o fortalecimento da comunidade e as ações que impactam no destino como um todo, são fundamentais para tornar o ambiente mais favorável aos pequenos negócios. 

simple website templates

Inova Turismo

O Inova Turismo é uma realização do SEBRAE/PR. Seu objetivo é apoiar os negócios do setor de turismo no processo de transformação digital para se manterem competitivos durante a pandemia e na retomada econômica.

Feito com by Sebrae   | © Todos os direitos reservados